22º Mural da Casa da Ciência encerra o ano mostrando os avanços obtidos por pequenos cientistas

No dia 26 de novembro de 2015, a Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promoverá a vigésima-segunda edição do Mural da Casa da Ciência, evento que encerra as atividades presenciais dos dois principais programas da Casa, “Adote um Cientista” e “Pequeno Cientista”, mostrando alguns dos resultados obtidos ao longo do semestre.

A tarde do dia 26 será marcada pelas apresentações dos grupos de pesquisa do programa “Pequeno Cientista”. É o momento que sintetiza os principais avanços obtidos aos longo dos onze encontros semanais que ocorreram durante o semestre entre alunos da rede básica de ensino e seus orientadores-pesquisadores do campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Nos moldes de um congresso científico, os alunos trocam conhecimentos entre si e apresentam os trabalhos desenvolvidos para o público em geral, além de serem avaliados por pesquisadores convidados.
O evento é aberto e gratuito, se iniciando às 14h30 no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto. Os trabalhos serão expostos durante toda a tarde e as atividades se encerrarão às 17 horas.
A participação de pesquisadores convidados é essencial para o sucesso do evento. Para se inscrever como avaliador, basta enviar um e-mail para a Casa da Ciência e aguardar as instruções.

Pequeno Cientista e a alfabetização científica

O Pequeno Cientista foi proposto em 2010, mas implantado como parte da rotina da Casa da Ciência em 2012. Desde sua concretização, criou uma rotina de acompanhamento dos grupos e fortaleceu a explicitação e a divulgação dos projetos de investigação, aproximando ainda mais os alunos da rede básica de ensino dos centros de pesquisa e dos pesquisadores. Pequeno grupos de investigação científica são orientados por pesquisadores nas mais diversas linhas de pesquisa. São encontros semanais de cerca de 45 minutos, que culminam, no fim do semestre, na apresentação vista no Mural da Casa da Ciência.
Mesmo com poucas horas presenciais, os jovens têm alcançado resultados positivos na “alfabetização científica”, que podem ser conferidos no Mural. Desde 2012, já passaram noventa grupos de pesquisa pelo programa.
Atualmente, cerca de 90 alunos de Ribeirão Preto e região participam dos 12 grupos temáticos que são orientados por 24 pesquisadores colaboradores. Os temas desse semestre passam por diversas áreas, abarcando conteúdos de genética, química, física, imunologia, evolução, ciências biomédicas, botânica, educação, fisiologia e anatomia.

Adote um Cientista: programa chega ao seu 12º ano em 2016

As tardes de quinta-feira são marcadas por encontros entre alunos e professores da rede básica de ensino com pesquisadores em um bate-papo sobre temas que envolvem o que há de mais atual nas pesquisas científicas realizadas dentro da universidade.
O Adote um Cientista teve início em agosto de 2005, com a proposta de aproximar alunos da pesquisa, com sua inserção em palestras e projetos de investigação científica. Ao longo do segundo semestre de 2015, foram realizados 11 encontros com pesquisadores que falaram de temas que vão de entomologia, epigenética e imunologia, até neurociência, educação e química forense. O programa constitui um dos eixos principais de investigação da Casa da Ciência e base para outros programas.

O projeto

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto teve início em 2001 com a criação do Centro de Terapia Celular (CTC) - integrante dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP -, coordenado pelos professores Dr. Marco Antônio Zago e Dr. Dimas Tadeu Covas.
Unindo pesquisadores qualificados de um importante centro de pesquisa e a longa experiência na área educacional da professora Dra. Marisa Ramos Barbieri, o projeto conquistou espaço dentro da universidade e hoje coleciona parceiros constantes não só da Universidade de São Paulo (campus de Ribeirão Preto) como de outras unidades e instituições.
Em 2015, a equipe da Casa da Ciência, que planeja e organiza esses e outros programas, sob coordenação da Profa. Dra. Marisa Barbieri, inclui os bolsistas Fernando Rossi Trigo, Flávia Fulukava Prado, Luciana Silva, Roberto Sanchez e Vinicius Anelli e, na secretaria, Alice Okabayashi.

Serviço:

22º Mural da Casa da Ciência

Data: 26/11/2015

Horário: 14h30

Local: Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto – Rua Tenente Catão Roxo, 2501.