Adote em Pauta
O papel anti-hipertensivo dos íons nitrato e nitrito na dieta vegetariana

As doenças cardiovasculares representam quase um terço das mortes em todo o mundo. Em estudo divulgado na Nature (2013), a previsão é que esse número continue crescendo até 2030, mantendo-se acima do número de mortes causadas por câncer, o que mostra a importância do investimento em estudos em torno desse quadro clínico.
A incidência de doenças cardiovasculares está associada a muitos fatores de risco. Dentre eles, pode-se citar a idade, o consumo excessivo de álcool, o fumo, hábito de vida sedentário, estresse, obesidade, diabetes, apneia, fatores hereditários e a hipertensão arterial. Este último é tido, hoje, como o principal fator de risco para o surgimento de doenças cardiovasculares.

Química forense: a utilização da química contribuindo na solução de crimes

A aplicação de um amplo espectro da ciência para a solução de perguntas de interesse legal ou jurídico é o que caracteriza as ciências forenses. Muitas vezes, entender quem fez e como foi realizada uma atividade criminosa pode soar uma tarefa misteriosa, despertando grande interesse da sociedade. Casos famosos de assassinatos estampam as páginas dos jornais e as manchetes dos telejornais, sendo romantizados em filmes e em programas televisivos. A realidade, porém, pode ser tanto fascinante quanto decepcionante: a perícia não é feita de milagres, mas sim de ciência!

As mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre as plantas e os ecossistemas

Muito se tem falado, nas últimas décadas, sobre as mudanças climáticas globais, colocando o homem como o grande catalisador desse fenômeno e apresentando projeções catastróficas sobre o futuro do planeta e suas consequências sobre a biodiversidade.
O pesquisador Dr. Eduardo Oliveira, integrante do Laboratório de Fisiologia Vegetal da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), estuda os efeitos do aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera sobre as plantas e as formações vegetais, podendo falar com um pouco mais de propriedade, aos alunos do programa Adote um Cientista, sobre o assunto.

O lado negro do genoma

O encontro do Adote um Cientista de 1º de outubro, com o pesquisador Ádamo Siena, nos fez olhar para a diversidade biológica com outros olhos. Ao nos depararmos com a diversidade dos organismos viventes – que, por si só, representa uma pequena amostragem de toda a diversidade da vida que já habitou nosso planeta – podemos nos intrigar com o fato de que todos os seres vivos possuem em comum um mesmo ancestral universal, a primeira célula (ou protocélula) que marca o surgimento da vida na Terra.
Mesmo dentro de uma única espécie, existe variação, observada a partir de diversas características que são mantidas através da passagem do material genético de um indivíduo para a geração posterior – o que chamamos de hereditariedade. Os pais trocam material genético durante a reprodução, o que culmina na formação de uma célula-ovo (zigoto) que, a partir de sucessivas divisões celulares, irá formar o embrião multicelular. No organismo adulto, por sua vez, são identificáveis centenas de tipos celulares, todas provenientes de uma única célula que carrega, em seu núcleo, metade do material genético recebido da mãe e metade do material genético recebido do pai.

Biomarcadores do câncer

Gabriela Molinari Roberto estuda o câncer desde o segundo ano de sua graduação em Ciências Biológicas. A mestranda em Oncologia Clínica, Terapia Celular e Células-Tronco no Hemocentro de Ribeirão Preto trouxe aos alunos do Adote um Cientista, no encontro do dia 24 de setembro, um pouco mais sobre as pesquisas que buscam a cura do câncer. Ou seria “curas”?

« InícioAnterior12345678910PróximoFim »